sábado, 1 de maio de 2010

Evento para lembrarmos de Augusto Boal!

O Núcleo de Estudos do Teatro do Oprimido (Neto) faz uma homenagem ao diretor, dramaturgo e ensaísta Augusto Boal, neste domingo, 2 de maio, das 17h às 20h, na Usina do Gasômetro.

O evento conta com a apresentação de vídeos, seguido de workshop e bate-papo com convidados, e acontece na sala 502 (5º andar), com entrada franca.

Evento para lembrar, um ano sem Augusto Boal.

Augusto Boal - (1931-2009)

Augusto Boal foi diretor do Teatro de Arena de São Paulo durante 15 anos transformadores da cena teatral brasileira, entre 1956 a 1971, realizando encenações históricas antes de ir para o exílio.
No período em que a ditadura militar reprimiu com maior força a voz do povo e de seus representantes, Boal aliou-se a educadores e intelectuais da América Latina, dispostos a desenvolverem uma tomada de consciência dos oprimidos.
Sempre disposto a lutar contra todas as formas de opressão, desenvolveu um teatro de cunho político, libertário e transformador.
Ao criar o método do Teatro do Oprimido seu objetivo foi a democratização dos meios de produção teatrais, o acesso das camadas sociais menos favorecidas e a transformação da realidade através do diálogo (tal como Paulo Freire pensou a educação). Suas técnicas - principalmente o Teatro-fórum e o Teatro Invisível - são conhecidas no mundo inteiro.

É autor de livros como “O Teatro do Oprimido e Outras Políticas Poéticas", "Exercícios para Ator e o Não-Ator com Vontade de Dizer Algo através do Teatro" e "Jogos para Atores e Não Atores". Entre diversos títulos e prêmios significativos angariados no exterior, destacam-se o Officier de l"Ordre des Arts et des Lettres, outorgado pelo Ministério da Cultura e da Comunicação da França, em 1981, e a Medalha Pablo Picasso, atribuída pela Unesco em 1994. Em 2009 é nomeado embaixador mundial do teatro pela Unesco.

(Fonte: http://www2.portoalegre.rs.gov.br/smc/default.php?p_noticia=126246)

Nenhum comentário:

Postar um comentário