quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Ensaio de dança Balé da China

Balé da China - Foto: Mirele Pacheco


Ontem a tarde assistimos o ensaio do Balé Nacional da China no Teatro do Sesi. O evento foi organizado por nossa coordenadora cultural, Dirlene Marimon, que está de parabéns pela atividade enriquecedora para todos. 


 Nós participamos  do ensaio com treze turmas mais o complemento de teatro da tarde.
A RBS acompanhou o nosso passeio cultural e entrevistou a aluna Kamila, que já fez balé e hoje dedica-se às aulas de teatro.


Alunas do complemento de Teatro - Foto: nrocha

Gisele, Karisten e Kamila Gonçalves. Foto: nrocha

Ariele,Kamila, Carol, Adriane e Pamela, todas alunas de Teatro. Foto:nrocha






Gisele: origem e síntese do roteiro


O repertório apresentado que acompanhamos o ensaio é o 2º Ato de  Gisele, um clássico do balé romântico francês  que estreio em 1840, em Paris, pela mão do compositor de ópera Adolphe Adam e com roteiro narrativo escrito por Théophile Gautier, poeta romântico da época.

No primeiro ato, a aldeã Giselle está apaixonada por Albrecht, um nobre disfarçado de camponês que já é noivo de Bathilde, filha de um Príncipe. Giselle é fragil do coração e quando descobre a fraude, ela fica inconsolável e morre.

No segundo ato, o amor eterno de Giselle por Albrecht, que vem a noite visitar seu túmulo, o salva de ter seu espírito vital tomado pelos willis espectrais, os fantasmas vampíricos de garotas noivas que morreram antes do dia do seu casamento, e sua rainha. Sempre que um homem se aproxima, elas obrigam-no a dançar até a morte.

Giselle dança no lugar de Albrecht e, dessa forma, impede que ele chegue à exaustão, quebrando o encanto das willis. E certamente no final, ela o perdoa.




Companhia de Dança Balé Nacional da China


A companhia, fundada em 1959, sob a direção da ex-bailarina Zhao Ruheng desde 1994 é a única de dança estatal do país. A proposta deles foi desde a criação manter a tradição da dança chinesa e incorporar ao repertório as grandes obras do balé ocidental.


Companhia Nacional Balé da China. Foto: nrocha

Confirmamos observando o ensaio do Balé Nacional da China  que para construirmos uma obra de arte necessitamos de um pouco de talento, uma pitada de sorte e 100% de repetição, paciência e muito ensaio.


Agradecemos a coreógrafa, aos bailarinos e a toda equipe que nos proporcionou um momento muito rico e inesquecível. Uma inspiração para todos nós!





Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Giselle
http://pensamentoecultura.blogspot.com/2008/06/ballet-de-repertrio-gisele.html
http://www.youtube.com/watch?gl=BR&v=4cOREbYRo34

Nenhum comentário:

Postar um comentário