terça-feira, 30 de novembro de 2010

1º Congresso Internacional de Políticas Públicas para a Criança e o Adolescente


 Princesa Peixoto, Alda Moreira e colegas do Seminário.


Participei nos dias 26, 27 e 28 de novembro do 1º Congresso Internacional de Políticas Públicas para a Criança e o Adolescente, realização da Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Coordenação Política e Governança Local (SMGL) e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), além de outros apoiadores e participantes.

O Congresso objetivou oportunizar aos profissionais de diversas áreas  um espaço de troca e debate sobre a temática do atendimento as crianças e adolescentes.
Porto Alegre é muito avançada neste tema e  entre outras ações é cidade participante da  UCCLA, União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa.

A UCCLA, através do Gabinete de Cooperação Técnica e Formação, foi representada pela Diretora da área Social, Princesa Peixoto e pela Coordenadora de Projetos de Cooperação para o Desenvolvimento da área Social, Educacional e de Saúde Alda Moreira, de Portugal.

     Elas apresentaram o"Projeto de Educação para o Desenvolvimento",  em execução nas cidades de Mindelo e Oeiras, em Portugal, com o objetivo de "implementar projectos escolares transdisciplinares de Educação para o Desenvolvimento, partilhando metodologias, formando professores e profissionais do ensino, comunicando, criando novos materiais pedagógicos, sensibilizando, envolvendo as escolas e comunidades escolares de Oeiras e Mindelo."

      O debate ocorreu no sentido da atuação global para a consciência e o desenvolvimento participativo e solidário dos grupos que lutam pelos direitos das crianças e adolescentes, além das trocas significativas entre os participantes do evento. 

 Alda e Princesa nos presentearam com a obra "O Livro  da Escola do Mundo", uma publicação do Projeto "Pensar Global, Agir Global" para ser socializado entre os interessados em conhecer o trabalho realizado pela UCCLA. A obra está disponível em nossa biblioteca para consulta.



"Educar é duplo movimento da existência humana: ler e transformar o mundo."
(  Paulo Freire)

Agradeço o carinho e simpatia das  palestrantes, dos colegas e organização do evento. Aguardo o retorno das queridas educadoras Princesa Peixoto e Alda Moreira para mais trocas na área educacional e teatral.

Contato: 

Rua de São Bento, 640, 1250 – 222 Lisboa Portugal
T. 00 351 21 384 56 00 / 22
F. 00 351 21 385 25 96


mailto:ppeixoto@uccla.pt

ppeixoto@uccla.pt 
http://www.uccla.pt/

Um comentário:

  1. Legal, Neuzinha! compartilha conosco na Escola o livro Escola do Mundo, ok?

    Bjks e parabéns pra ti e para Ângela pela participação.
    Ju

    ResponderExcluir